quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Por que escolhi viver na Bahia?









Quando conheci a Bahia, senti uma energia diferente a cada passo que eu dava nesse lugar. Algo me consumia e me enchia de felicidade em cada ladeira, em cada esquina, em cada toque de sua gente alegre, em cada segundo que eu estava ali, e pensei comigo... um dia eu volto pra ficar!
Tentei driblar essa atração por 1 ano, entre idas e vindas, sobrevoando esse Estado que me seduziu e me fazia ficar alegre só em pensar que eu iria ali voltar a pisar, assim, decidi sair do Rio de Janeiro minha cidade natal, abandonar minhas raízes físicas e buscar minhas raízes ancestrais.
A Bahia e sua diversidade ética e cultural, o Estado mais negro fora da África em todo o mundo, com sua arquitetura religiosa, com ritmos oriundos das senzalas que se misturaram aos demais e formaram todo o movimento musical que provém desse lugar.
Seu carnaval tornou-se o maior do mundo, daqui também surgiu o Trio Elétrico, e danças únicas, como a Capoeira , originária do samba de Roda. Com seus movimentos ágeis, que mexem com todo o corpo todo,  mistura de dança e de luta. A diferença entre as outras lutas é que a capoeira tem todo aquele toque mágico, pois a  música vem dos instrumentos artesanais como o berimbau, pandeiro e atabaque. 
Em cada esquina se encontra uma baiana, tipicamente vestida, vendendo seu Acarajé, seu Abará, sua cocada, tratando os turistas com educação e carinho, coisas que só encontramos por aqui.
Seu povo tem um algo mais, não é o gingado dos quadris que seduz, é o brilho no olhar, o riso fácil, o abraço que parece não terminar nunca, a porta aberta de sua casa para lhe receber e lhe oferecer o que tem de melhor... Porquê? Por que para o baiano é assim, em sua casa, sempre cabe mais um, sempre sobra um cheiro e sempre se leva um axé.
Uma magia inexplicável corre em suas ladeiras, e mergulha nas águas mornas de seu mar esverdeado, que alimenta o povo e faz o sol brilhar mais forte por aqui.

A Bahia é a terra de todos os Santos, de todas as Cores, de todos os Mitos, de todos os amores. 
Terra de gente humilde, de solo regado de lutas e de vitórias, de um povo mais que vencedor, de um povo ousado como eles mesmo chamam aqui quem é de fora e chega abusado.
Bahia sedutora, da pele que brilha que contagia, que enebria uma multidão, quando na Castro Alves, a batida do Tambor sobrepõe a batida dos tamancos na ladeira.
Bahia que vaporiza no ar os encantos de todos os seus Santos, que ao contrário do que muitos pensam, vieram da África separados e aqui se encontraram em rituais sincretizados, e não teve jeito,na religião pelo menos, não aconteceu o separatismo, todas se unem, lavam as escadarias de Nosso Senhor do Bonfim e emocionam até mesmo quem como eu não tem religião nenhuma. 
Seu trânsito caótico, rege a cidade como uma melodia, nos prendendo para observar um pouco mais a sua beleza, a sua sinergia e a sua simpatia. De braços abertos aqui fui sempre recebida. Sinto saudades do RJ? Sim, não posso negar, minha família ficou lá, mas... não teve jeito, meu coração batucou mais forte, e não tive como negar essa atração. 
Por isso escolhi viver aqui! Axé! 

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Entrevista com Izabelle Valladares em Jornal de Portugal

http://www.livroseleituras.com/web/index.php?option=com_content&view=article&id=1831:izabelle&catid=64:escritores&Itemid=175
  • Izabelle Valladares: "O maior desafio que enfrentei foi lançar o meu primeiro livro"
Avaliação: / 0
FracoBom 
alt
Izabelle Valladares nasceu em Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil, em maio de 1975. É autora dos romances “A cúpula das vaidades”, “O regresso de Atlântida”, “Ecstasy” e “A colecionadora de espíritos”, do livro de humor “Quem disse que só fazemos amor?” 1 e 2, e dos livros infantis “Heitor Flexter, o menino herói”, “A viagem mágica de Bia e Dora”, “A viagem da chuva” e “Crónicas de Tartan”, além de participar e organizar dezenas de antologias. Alguns dos seus livros estão publicados em Português, Espanhol, Inglês e Francês. O seu documentário “Os maiores crimes de todos os tempos”, escrito em coautoria com Janduí Macedo, ganhou o prémio Interarte 2011, de melhor documentário criminal, da Academia de letras de Goiás. É presidente da Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas e participa em eventos literários no Brasil e um pouco por todo mundo.
Livros & Leituras – Que significado tem para si o ato de escrever e a partir de que altura este se tornou “profissional”? 
Izabelle Valladares – Tenho uma relação muito íntima com a escrita, pois sou neta de um grande jornalista brasileiro que ganhou o mais importante prémio do Jornalismo no Brasil, o Prémio Esso, e desde muito pequena convivo com as letras de forma harmoniosa, o que não teria como não acabar numa grande paixão. Escrevo profissionalmente desde 2009 e desde então vivo apenas da venda dos meus livros.
L&L – É preciso ser um bom leitor para se ser um bom escritor?
IV – Acredito que sim.
L&L – O seu trabalho é versátil ou, pelo contrário, tem um estilo muito próprio e facilmente identificável pelos leitores?
IV – O meu trabalho é versátil no género, tenho livros muito distintos, escrevo para crianças, adolescentes e adultos, mas todos com características próprias, principalmente os contos, que, aliás, sou apaixonada por contos e a maioria segue um mesmo estilo com tendência a finais infelizes.
L&L – Áreas como, por exemplo, a ilustração e a música têm vindo a afirmar-se na sua relação com a Literatura. Como encara esse facto?
IV –  Acho que as artes de modo geral se entrelaçam, quando ouvimos uma música, ou uma poesia, facilmente nos transportamos para algum lugar, o mesmo acontece nas ilustrações, como quando criamos uma poesia para uma fotografia ou uma obra de arte, acho que esta ligação automática acaba sendo esta relação também com as ilustrações.
L&L – A tradição oral representa, nalguns países da lusofonia, uma importante marca de identidade cultural. A globalização e a dificuldade em editar podem ser uma ameaça à perda desse património?
IV – Acho que os países lusófonos devem manter suas características linguísticas como mantêm as culturais, não sou a favor da reforma ortográfica, acho que a dificuldade de editar acaba até atrapalhando um pouco, pois se houvesse a unificação, seria mais fácil de vender os livros em todos os países lusófonos, mas, também acho que perder a identidade perde o sentido de cultura de cada país, e as diferenças acabam sendo um charme a mais na leitura e uma nova opção de aprendizado.
L&L – A Língua Portuguesa é uma mais-valia no panorama literário mundial? 
IV –  Acho que o escritor lusófono de forma geral está pouco valorizado, pois os livros estão pouco valorizados, e como as editoras comerciais estão cada vez mais raras, a cada dia que passa vemos escritores se auto-publicando apenas pelo fato de terem seus trabalhos lidos, ou fecham contratos absurdos com editoras gananciosas com um lucro estimado entre 3 e 6% da obra, aceitando as regras, mesmo estas sendo absurdas. Acredito que o escritor de Língua Portuguesa faz valer a mais-valia a partir do momento em que ele valoriza a sua mão-de-obra para chegar ao valor final de um livro, e não quando este se vende em contratos infames.
L&L – Quais os seus escritores lusófonos favoritos e porquê?
IV – Jorge Amado, por retratar fielmente a realidade do povo com linguajar simples e alcançando todas as classes.
L&L – Ao nível da Literatura, que medidas poderão ser implementadas para que o universo lusófono seja uma realidade mais coesa entre escritores de diferentes nacionalidades?
IV – Acho que as medidas já estão sendo tomadas pelos líderes de Associações de Escritores que unidos fazem este intercâmbio línguístico sair do papel e conseguem mostrar a identidade literária da sua nação, além de formar livros cooperados que difundem não só a língua mas também os autores em outros países que não os da sua origem.
L&L – A Internet e os recentes suportes informáticos contribuem para o reforço e promoção do seu trabalho?
IV – Certamente, é o principal veículo de divulgação.
L&L – Qual o maior desafio que já enfrentou ou que gostaria de enfrentar em termos profissionais?
IV –  O maior desafio que enfrentei foi lançar o meu primeiro livro, e o que gostaria de enfrentar seria montar bibliotecas comunitárias em diversos países realmente carentes de educação.

*Entrevista realizada no âmbito do “Munda Lusófono – 1º Encontro Literário de Montemor-o-Velho”

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Prêmio Literarte 2015 - Divulgada a Lista dos Agraciados

O Grupo Literarte em sua 5ª Edição Promove o Prêmio Literarte 2015 eu acontecerá  na capital do Estado de Pernambuco : Recife .A premiação tem como objetivo destacar os melhores trabalhos de mídia, literatura, música e artes em geral, desenvolvidos no ano de 2015
- Nesta 5ª edição, as categorias contempladas serão de alcance visual, impresso, popular, digital, musical, literário e teatral; dentro dos critérios de criatividade, adequação e equilíbrio – explica a presidente da Literarte, Izabelle Valladares.
No evento serão homenageadas personalidades do Brasil Inteiro e alguns brasileiros residentes no Exterior além do Português Alfredo de Sousa Pereira, destaque poético da cultura lusófona, natural de Portugal, mas que  já viveu em Recife- Com este Prêmio, a Literarte reconhece e premia quem se destaca na sociedade com excelência na gestão de suas carreiras, contribuindo assim para o desenvolvimento cultural do país – ressalta Izabelle.
O Grupo Literarte, com sede na cidade de Cabo Frio, é liderado pela Associação Internacional de Escritores e Artistas e está presente em 18 países com grupos correspondentes.
A cerimônia de entrega do Prêmio será no dia 13 de Junho – Sábado no Hotel Dorisol

Sobre o Prêmio Recife de Liberdade de Expressão O Grupo Literarte – Liderado pela Associação Internacional de Escritores e Artistas com sede no Rio de Janeiro Frio e Correspondência em 18 países lançou o Prêmio Recife de Liberdade de Expressão, 2ª Edição da premiação que tem como objetivo destacar os melhores trabalhos de mídia, Jornalismo e Comunicação dentro dos critérios de criatividade, perspicácia, adequação e equilíbrio. As categorias contempladas serão de alcance visual, impresso, popular, digital e teatral.Com este Prêmio, a LITERARTE reconhece, distingui e premia a quem se destaca na sociedade com excelência na gestão de suas carreiras, contribuindo assim efetivamente para o desenvolvimento cultural e, consequentemente, socioeconômico
do país. Participam deste evento 14 Homenageados.

Lista dos agraciados:

Prêmio Liberdade de Expressão
1- Adriano Cabral - Ator – Liberdade de Expressão
2- Adriano Portela - Programa Parlatório (na internet)
3- Cassio Cavalcante - Editor : Jornal Folha Cultural
4- Cláudio Barreto - Revista Terra Magazine
5- Ramos Silva - Programa Voa do Planalto -  TV Nova Nordeste
6- Marcelo Csettkey - Melhor Documentário do ano. A Amazônia salva Nossas Vidas
7- Lucia Helena Issa - Melhor Documentário -  Quando amanhece na Sicília”
8- Mucio Aguiar - Presidente da AIP - Jornal virtual da AIP
9- Patrícia Breda - Programa de entrevista na Folha FM (rádio)
10- Patrícia Raposo - Editora Chefe Jornal Folha de Pernambuco
11- Rhaldiney Santos - Programa O Melhor do Nordeste
12- Salete Rego Barros - Jornal da Cultura Nordestina
13- Taciana Valença - Revista Perto de Casa
14- Tony Almeida - Programa Acontece – TV Nova Nordeste - Jornalistas, Escritores, Cineastas e Editores

Prêmio Literarte 2015

Alessandra Dossena - MELHOR LIVRO INFANTOJUVENIL      
Alfredo de Sousa Pereira     -      Poeta do Ano        
Álvaro Luiz Cardoso - Melhor Artista Performático
Carlo  Montanari -   MELHOR LIVRO DE CONTOS      
Carmen Hussein  -   MELHOR POETA    
Charles Santos Simões  -  ESCRITOR DESTAQUE      
Dinorá Couto Cançado  -   ESCRITORA DESTAQUE    
Dulce Couto -  MELHORES CONTISTAS   
Éber Josué -  MELHOR  ANTOLOGISTA 
Elinalva Alves Oliveira - ESCRITORA DESTAQUE    
Else Dorotéa Lopes     -    MELHOR  CONTISTA  INFANTOJUVENIL        
EstherRogessi   -    Melhores Artistas Plásticos
Eugênio Maria Gomes   -   MELHORES CRONISTAS   
Flávia Assaife   -     Melhor poeta       
Francisco Gondar  -  Melhor contista    
João Bosco  da Silva   -    ESCRITOR DESTAQUE      
Larissa Carvalho -  Romance do Ano 
Lilian Lopes Fernandes -  MELHOR LIVRO DIDÁTICO
Lucas Castro   -      Melhor Poeta       
Márcia Rocha     -   Melhor Artista Performática    
Marcos Filho    -     REVELAÇÃO  POETICA    
Maria José Barcelos    -    MELHOR LIVRO INFANTIL
Nara Pamplona  -   Melhor livro poesia: acordes do  coração    
Neri Bocchese   -    ESCRITORA DESTAQUE
Neyd Montigelli  -   MELHORES CRONISTAS   
Roberto Ferrari   -  MELHOR POETA    
Rogério Araujo  -    Melhor Colunista  
Rozelene Furtado de Lima - Melhor Haikaista
Sandra Fayad - Melhor Livro Infantojuvenil
Sérgio Borsói Júnior   -    MELHOR COLETÂNEA -  Foi Preciso Contar   
Autoridades que receberão a Comenda Marechal Floriano
Capitão Anilton
Carlito Lima
Cássio Cavalcante
Eber Josué
Eliane Mariath
Francisco Gondar
Joaquiim Francisco Cavalcanti
Josenildo Santos
Lucilo Varejão Neto
Nara Pamplona
Rachel Carrilho
Robson Sampaio
Rogério Araújo ( Rofa)
Ruy Xavier
Samir Abour Hana
Sérgio Borsói Júnior
Vera Lopes


Mais informações sobre o Prêmio no endereço:

sexta-feira, 24 de abril de 2015

A Literarte Prepara-se para seu maior Evento do Ano- Prêmio Literarte 2015 - Recife - Pernambuco


Nos dias 12,13 e 14 de Junho a Capital de Pernambuco, estará em Festa neste maravilhoso Evento promovido pela Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas, que promete grandes emoções em mais um encontro magnífico de artistas plásticos, músicos, escritores, jornalistas e autoridades. 
Em sua 5ª edição (2015), este prêmio - com a finalidade de reconhecer e trazer a público grandes artistas que se destacam em suas atividades-terá a oportunidade de homenagear também grandes nomes que fazem a comunicação não apenas em Recife, mas do Brasil para o mundo inteiro. Grandes profissionais engajados em levar a comunicação e formar a opinião de leitores e telespectadores, serão homenageados com o Prêmio Liberdade de Expressão de Recife e estes farão com que o Evento 2015, seja o que eles fazem de melhor... Notícia!
Assim a Literarte, receberá seus associados e convidados no Hotel Dorisol, no dia 13 de Junho, mas, na véspera dia 12, iremos comemorar o Dia dos Namorados em grande estilo, em um restaurante tradicional Nordestino, com musica Regional, no dia 13, além de apresentação Musical teremos na abertura do Nosso evento uma Palestra sobre o Desmatamento, que interessa a todos nós, seres pensantes e conscientes do futuro da humanidade com o escritor Marcelo Cssetkey, juntamente com o salão de Artes da Literarte que terá uma exposição no Foyer do Hotel, além de um sarau onde todos poderão declamar suas Poesias. 
Haverá nesta ocasião uma Feirinha Literária onde os participantes poderão levar seus livros para Venda, além do lançamento dos Livros: 
_Coletânea Amo Amar Você - organização: Sol Figueiredo

_ Foi Preciso Contar- Sergio Borsoi - Ganhador do Prêmio Top Literarte
_ Lançamento no Brasil dos Livros - Palavras sem Fronteiras e Tributo à Evita Perón
_ Lançamento do Catálogo Artístico - 2015 
E em seguida o momento mais esperado, onde teremos além da Entrega do Prêmio Literarte 2015 aos artistas, a entrega da Comenda Marechal Floriano Peixoto as Autoridades e a Entrega do Prêmio Liberdade de Expressão Recife - 2015. 
No dia seguinte, estaremos com uma programação diurna onde iremos em grupo conhecer a cidade vizinha de Olinda que tanto encanta turistas do Mundo Inteiro e tem muito da história de nosso país para nos contar.  
O Prêmio Literarte criado em 2012  pela Associação Internacional de Escritores e Artistas já teve suas edições comemorativas em Curitiba, Petrópolis, Foz do Iguaçu e Ouro Preto, e chega a Recife festejando todo o êxito de marketing desenvolvido nos eventos anteriores.
Todos os participantes convidados confirmados até o dia 30 deste mês (Abril) estarão participando do catálogo Literarte que será distribuído na Bienal do RJ. 
Não tem jeito... 
Literarte: Quem aparece passa por aqui! 

terça-feira, 21 de abril de 2015

 

A Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas, mais uma vez traz ao público o lançamento de mais uma obra de sucesso. 
Pela 4ª vez na Feira do Livro de Buenos Aires, levamos o Livro Palavras Sem Fronteiras e desta vez com o apoio da Presidente Carla Brito do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires e do Centro Cultural Casa de Jorge Amado estaremos lançando o Livro no Estande da Embaixada do Brasil, no dia 8 de Maio às 17h. 
Contamos com a Presença de todos e agradecemos aos escritores que contribuíram com esse trabalho com suas obras e com a credibilidade em nosso trabalho
Alfredo Sousa Pereira
A.S.P. (Alsoupe), nasceu a 1/3/1940 em Riachos, Torres Novas, Portugal. Viveuem Moçambique de 1961 a 1975. Em 2012 editou um livro de poesias intitulado
“Os Caminhos do Poeta”. Em 2014 participou em várias publicações do CEMD e LITERARTE. É sócio da SPA-Sociedade Portuguesa de Autores, do CEMD e é membro da Academia de Letras de Goiás.
Ambrosina Coradi
Dedica-se às
Artes Plásticas.. Sua arte é diversificada
Abrange a pintura em acrílico, encáustica ;
óleo, colagem ; investe de maneira particular
na o figurativo é tema explorado nos seus
trabalho escultura. Embora as figuras também
apareçam nos quadros. Na literatura tem
feito algumas participações,tais como
Antologia They pint, They think (edição
luxo), Em 2013 recebeu Premi Foz do
Iguaçu.  Escreveu de antologia pela LITERARTE do
Livro: Cartas para Francisco; escreveu Histórias de Família. Já no final
de 2014 escreveu dois livrinhos infantis; :O Patinho Azul e A Boneca da minha avó.
Participou ainda do Varal do Brasil em Genebra – Suiça.
Amélia Luz
 nasceu em Pirapetinga/MG em 30 de
março de 1945. Formou-se em Pedagogia – Administração Escolar e Magistério – Orientação
Educacional – Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa com Pós Graduação em
Psicopedagogia na Escola e Planejamento Educacional. Participou do Curso Ler e Contar –
Contar e Ler – PROLER – Biblioteca Nacional do RIO DE JANEIRO/RJ. Exerceu a missão de
professor Agente Letrador – SEE/MG e SEE/RJ tendo como seu primeiro objetivo na Regência
de Turma o de despertar em seus alunos o gosto e o interesse pela leitura e pela escrita. Com
criatividade desenvolvia trabalhos variados buscando levar o aluno a ler, interpretar e produzir
É membro efetivo da APLAC – Academia Paduana
Beatriz Teixeira Fiquer
Beatriz Teixeira Fiquer é graduada em Letras, licenciada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e doutoranda em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Ministra aulas de Língua Portuguesa na Escola Terra Brasil (Atibaia). É professora de Literatura das Faculdades Atibaia (FAAT) e orientadora de TCC. Lecionou também na pós-graduação em Língua Portuguesa e Literaturas dessa instituição no ano de 2012.
É pesquisadora, com ênfase nos estudos e análises que envolvem a Intertextualidade, Literatura Brasileira, Portuguesa e foco no estudo de Camões
João Bosco da Silva (Bosco do Nordeste) 
Escritor Parabaiano, nasceu na Paraíba (paraibano) e foi criado na Bahia
(baiano). É Especialista em Estudos Literários pela Universidade Estadual de
Feira de Santana – UEFS. Administrador pós-graduado em finanças e negócios
(ESAB), bancário aposentado do BNB, tem trabalhos literários e acadêmicos
publicados no site Recanto das Letras, na Editora Literarte e na Editora AFBNB.
José Anilto dos Anjos (Capitão Anilto) 
José Anilto dos Anjos, 55 anos, nasceu em Alagoinha, Pernambuco. Capitão da Polícia Militar
do Estado de São Paulo, dedica-se atualmente a atividades sociais na cidade de Ribeirão Pires,
São Paulo.
Publica seus trabalhos literários em HTTP://textos.anilto.com.
Carlos Pedro
Poeta Frustrado é pseudônimo literário de Carlos Pedro, nascido há 29 anos na maternidade Lucrécia Paím, Município da Ingombota, Província de Luanda.
É Licenciado em Línguas e Literaturas Africanas pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Começou a trilhar o caminho da literatura na Brigada Jovem de Literatura de Angola onde é membro há 12 anos.
É Membro Fundador do Clube Nacional de Poetas e Trovadores. Exímio Declamador, participou na II Bienal de Jovens Criadores da CPLP em Maputo/Moçambique, I Amostra em Portugal.
Contato: poetacarlospedro@yahoo.com.br
Carmem Lucia Hussein
Carmen Lúcia Hussein é poeta e professora universitária de Psicologia da Educação. Deu aulas em todos os níveis escolares. Foi professora na graduação e pós-graduação em Psicopedagogia em várias faculdades. É Mestre e Doutora(CAPES ) e tem um estágio de pós-doutorado em Psicologia do Escolar no IPUSP (CNPq). . Publicou vários livros e artigos em revistas neste tema. Recebeu 5 distinções internacionais pela sua vida profissional. Tem afinidade com a literatura e poesia. Publicou cerca de 1000 poesias. Ganhou vários prêmios, concursos nacionais e no exterior. Tem 60 Antologias nacionais e 30 internacionais ,sendo que elas estão divulgadas no exterior em espanhol, francês e holandês
Danielli Okamura Rodrigues: No momento é Mestranda em Educação - Formação de Docentes pela UJAEN - Universidad de Jaén e em Letras - Estudos Literários pela UEL- Universidade Estadual de Londrina, sendo Pesquisadora Bolsista do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Estudos Literários e também atua como cronista no Jornal União, no Portal Londrinatur e na revista Varal do Brasil.
         Participa de algumas associações, sendo Membro Associada da REBRA - Rede de escritoras brasileiras, Membro Efetiva do CALON - Clube de Artes de Londrina, Coordenadora do Paraná da AJEB - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil. Embaixadora Universal da Paz do Cercle Universel des Embassadeurs de La Paix, Suisse / France.
Elinalva Alves
Graduada em História, professora da rede municipal em FORTALEZA – Ceará, atuante na formação de professores.
Mestre em Educação Especial. Incentivadora ao fomento de produções literárias e culturais. Acadêmica da Academia Feminina de Letras do Ceará – AFELCE agraciada com os troféus Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. É do Conselho Editorial da Revista Mulheres e Letras da AFELCE, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB – Coordenadoria do Ceará
Nascida na cidade do Rio de Janeiro, com formação nas áreas de tecnologia,
educação e jurídica, passou a escrever, de modo amador, no mês de maio de
2011, como forma de terapia. Possui predileção por crônicas, contos – de
suspense e terror – demonstrando uma forma de redigir livre, coloquial,
tentando aproximar-se da fala
Else Dorotéa Lopes
É natural de Nova Lima (MG). Professora e Contadora de
histórias. Pedagoga e pós-graduada em Literatura Brasileira. É consócia dos Institutos
Históricos e Geográficos do Alto Rio das Velhas e do Ciclo do Ouro. Sócia das
Academias de Letras de Ribeirão das Neves, Mariana e Teófilo Otoni. Foi finalista do
Prêmio Vivaleitura em 2009. Recebeu da Câmara Municipal a medalha de Mérito
Cultural “Cássio Magnani”. Tem textos publicados em dez Antologias.
Eritânia Brunoro
Acriana, autora dos livros infantis "A menina que contava estrelas" e "Zapzumm",
e dos livros de poemas "No Íntimo do Silêncio" e "Da Janela". Comendadora da
ABD, Membro Emérito da CBJE, Acadêmica Imortal Patronesse Perpétua da Cadeira
Patronímica nº 69 da AACLIG/RJ, Membro das Academias ALAV/Chile, ARTPOP-Cabo
Frio/RJ e ANBA-Niterói/RJ. Venceu concursos literários e recebeu diversos prêmios.
Coautoria em mais de 100 antologias nacionais e internacionais.
   FRANCISCO   CESAR  MONTEIRO GONDAR
Capitão de Longo Curso (Comodoro) da Marinha Mercante Brasileira 
Titular da Academia brasileira de Medalhística  Militar,  cadeira de número (11) Patrono Marechal Rondon. Membro efetivo da Academia de Letras do Rio de Janeiro,  cadeira  número  (09) Nilo de  Freitas Bruzzi e Vice presidente de Honra da  Divine Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura. Membro Representante da Academia de Cabo Frio ( ARTPOP ). Nomeado Academico Honorario da Academia Buziana de Letras. ( Búzios )

Hazel de São Francisco
Natural de Baurú, Estado de São Paulo. Reside em São Paulo Capital.
Formada pela FASM em Educação Artística, Habilitação Música, Especialização em Iniciação Musical, Professora de Piano, Instrumentista de Orgão.
Artista Plástica.
Acadêmica Correspondente da REAL./ Acadêmica Titular da ABEPL./ Membro Titular do Colegiado Acadêmico – Clube dos Escritores Piracicaba./ Delegada Regional do Clube dos Escritores Piracicaba./
Livros: Títulos editados (2000 – 2011) 20 títulos./ 02 Livros Medalha de Ouro./ 02 Livros Prêmio Letras Brasileira./ Participou de várias Antologias, sendo 03 Internacionais. ( Ingles/ Frances/ Alemão)/ Haicaista. Iniciada no Haicai Tradicional Japones pelo mestre Goga Massuda./ Prêmio Litterario Internazionale Nova Sociale. Concurso di Poesia ” Nocera Poesia” Italia/ Credencial de Membro Honorário da Equipe Redatorial da Revista Brasilia. – Função: Reportagem -
Isiara Caruso
Nasci em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 7 de janeiro de 1949 e cresci em Rio Grande ,
Professora primária, Pedagoga, Especialista em EAD e em Psicopedagoga Clínica e escritora.
Divido meu tempo entre Porto Alegre e Buenos Aires na Argentina onde vivo parte do ano
Izabelle Valladares
Nascida em Niterói- RJ, escreve desde o ano de 2009, possui 18 livros solos, participa de centenas de antologias, pertence a diversas academias e confrarias de artes, apresenta o Programa Vamos que Vamos por aí, exibido na BAND RJ - Interior e na Cabo Frio TV e o mantêm disponibilizado no youtube. Define-se melhor como contista, mas despertou nos últimos anos a paixão em escrever para crianças. 
Já participou de várias feiras internacionais como a de Guadalajara, a Book Expo NY, a Feira do Livro de Frankfurt, Salão do Livro de Paris, Salão do Livro de Genebra, Salão do livro do Cairo.
Atualmente reside em Cabo Frio - Rio de Janeiro e têm forte tendencia a escrever seus contos com finais infelizes
João Alberto Afonso
João Alberto L. Afonso é natural de Pedras Altas no Rio Grande do Sul. Artista Plástico e Escritor
da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (ACAP-SC) com sede em Florianópolis-SC e
Associação Internacional de Escritores e Artistas com sede em Cabo Frio-RJ-(LITERARTE- RJ).
Participou de 8 Antologias, 4 catálogos de Artes e efetuou mais de 40 exposições no Brasil e
Exterior com diversas premiações, é Acadêmico da ALAB-RJ / ALAF-CE/ ANBA- RJ/ ALAVChile
/ Núcleo Acadêmico de Buenos Ayres/ ALMAS-BA.
Um frase: “O Artista e Escritor procura estar sempre criando em uma constante transformação
do ser, mostrando em seu trabalho o que há de melhor do abstrato, real e simbólico em suas
obras, contos e versos
Jusmaria da Cunha Carvalho é Poeta, Compositora,
Educadora Musical e Musicoterapeuta. Membro da Academia de Letras do Brasil ( Presidente Fundadora da ALB/SP-Reg.S.J.Rio Preto ) Membro Correspondente do CONINTER e da ARTPOP. Membro da FEBACLA  ( Acadêmica Internacional )
Leila Aquino
É designer gráfico e escritora. Publica seu primeiro livro em 2009, Alice em ritmo de rapsódia pelo Clube de
Autores. CD Poesia Visual (Acervo da Biblioteca da PUC-SP). Participa com contos e poesias nas diversas
Antologias Palavras sem Fronteiras e em 2014 publica O Melhor de Mim em Poesias escolhida
Lucas Castro (ADILSON)
Escreve desde os 14 anos. Apesar de rejeitar os primeiros escritos produzidos, os guarda
com carinho. Reconhece que eles foram necessários para aprimorar-se. Também
rejeitou por toda a vida ser chamado de poeta, por entender que não merecia tal
honraria. Por fim, aceitou ser chamado assim, embora ainda tenha dúvidas se a honraria
é merecida.
Entretanto, após ler muitas poesias de Mário Quintana, entendeu que o papel dos poetas
transcende o papel de simplesmente escrever, é preciso transmitir uma emoção... “mas
o que eles não sabem levar em conta é que o poeta é uma criatura essencialmente
dramática, isto é, contraditória, isto é, verdadeira.” (Mario Quintana)
Maria João Gama 
Maria João Gama é uma apresentadora da televisão portuguesa, Foi manequim, modelo
fotográfico, para além de ter concorrido a Miss Portugal.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, tem ainda o Mestrado em Literaturas Africanas
de Expressão Portuguesa.
Autora do livro O Universo Feminino em António Aurélio Gonçalves, editado pelo Instituto
Camões, na ilha de Santiago e na ilha de S. Vicente, em Cabo-Verde.
u em ENGENHEIRO BELTRAO,PARANA,BRASIL,nascionalizada SUICA.advogada de
profissao e escritora de coracao.Possue um Talento nato pela escritura.
Fundou RECHT-BERATUNG FAMILIE LATINOS AMERIKANER(dando Assesoria Juridica
todos os latino americanos que moram e trabalham na Suica(Portugues-Espanol).
Menção Honrosa do Grupo Mago de Oz da Associacao Luso-Brasileira do Rio de Janeiro.
Neyd Montingelli
Nasceu em Curitiba é casada e tem 4 filhas.  Tem 6 livros publicados e participa em mais 22  antologias. Foi premiada nos concurso de contos A Coroação, Roupa do Imperador, A Lei Áurea, Revista Pacheco, Buriti 2014, Noel Rosa e convidados;ConcursoLacyrSchettino. Membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araraquara. Recebeu Medalha Melhores Poetas da Magico de Oz.
Neri Bocchese  
Nasci em Arvorezinha, Vale do Taquari-RS. Tenho 4 filhos, 3 noras, presentes de Deus
Giovanna, Gabriel, Victoria e Gustavo. Casada Roque. Professora Universitária- UTFPR.
Presidente da ALAP- Academia de Letras e Artes de Pato Branco, Acadêmica da APAL. Professa
da OFS- Comendadora da ALG- Academia de Letras de Goiás. Acadêmica Correspondente da
ALAV- Academia de letras y Artes de Valparaizo-Chile, da ANBA , da ALTO, da ALAF, ACLAV.
Associada da LITERARTE e ACIMA.
Rai d’ Lavor
Participou de várias Antologias Delicatta.
É membro Acadêmico da ALAF. 26/01/2013. Participou de Prêmio Luso
Brasileiro, 2012 e 2013. E Melhores Poetas 2014, Luiz Vaz de Camões e
Convidados Ed. Mágico de OZ Portugal. É ganhadora de 10 Medalhas.
Ganhou o Prêmio Literarte 2013, em Evento promovido pela Literarte
Foz de Iguaçu, 18/05/2013.
Ganhou Troféu Abrasa 2013. Recebeu Prêmio Destaque poético, da ALAF e.
Em 17/05/14.
É Membro Acadêmico de Núcleo de Letras y Artes de Buenos Aires,
Membro Acadêmico da ACLAV.
Renata Carone Sborgia
Renata Carone Sborgia nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo. É bacharela em Direito e em Letras . Mestra em Psicologia pela USP. Especialista em Língua Portuguesa e Especialista em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional. Pós-Graduada pela PUC/SP E FGV/RJ em Direitos Humanos-Teoria e Prática , Gestão de Pessoas e Direito do CONSUMIDOR com MBA em Direito e Gestão Educacional pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro imortal da Academia de Educação (ARE). Atua como Docente, educadora, revisora de Português, escritora, pesquisadora (USP), consultora/assessora de Português e oratória, colunista  em vários jornais e revistas impressas e virtuais(internet). Participou em mais de 30 Antologias com crônicas e poemas. É autora de vários livros com temas ligados à Educação, Tabagismo , Enxaqueca , Língua Portuguesa e Literatura
Roberto Ferrari
Engenheiro, analista de sistemas, administrador de empresas, poeta, escritor e
comunicador.
 Membro Conselheiro e Diretor Cultural da ABRASCI – 2010. Ocupa a
cadeira Vinícius de Moraes, nro 39
Rozilene Furtado
Teresópolis/RJ/ Brasil. 31/05/1947. Casada tem dois filhos. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela USU/RJ, professora, bibliotecária, escritora, contista, poeta, artista plástica. Participa em mais de cento e oitenta Antologias nacionais e internacionais. Textos publicados em Portugal, França, EUA (NY), Espanha, Itália, Suíça, Uruguai, Chile, e Bolívia e Argentina; Verbete no Dicionário de Mulheres Escritoras de Hilda Flores; Membro efetivo da Academia Virtual Brasileira de Letras AVBL; Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni-ALTO-MG; Membro efetivo da Academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências ANBA; Membro fundador da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes FEBACLA
Vera Regina  
Vera Regina de Carvalho Silva é mineira, de Juiz de Fora e reside na cidade do Rio de
Janeiro desde 1982.
Graduada em Licenciatura Plena de Desenho e Plástica e Administração de Empresas
com Pós Graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas.
Participou do Curso de Estudos de Política e Estratégia, na Associação dos Diplomados
da Escola Superior de Guerra - ADESG RJ. É integrante do Rotary Club do Rio de Janeiro.
É também Artista Plástica e Escritora.
Willian Lagos
William Lagos é a parte central de meu nome. Tenho 71 anos,
casado, seis filhos, só dois netos. Tradutor profissional de 302
livros para diversas editoras, francês, alemão, italiano, espanhol
e inglês; cerca de vinte destas traduções foram português >
inglês ou português > francês. Embora não tenha publicado, já
coloquei mais de 20.000 poemas no Recanto das Letras, a maioria
sonetos.
Zezinho Nascimento
José Nascimento de Britonasceu no município de Morro do Chapéu-BA. É autor do livro GREGÓRI DE MATOS FOI UM JESUS CRISTO BAIANO - UM TRIBUTO A GREGÓRIO DE MATOS, que educa crianças, jovens e adultos para  a boa dicção, o não uso de drogas